Preciso rever meus conceitos de “melhora”
– Sor, eu melhorei?
– No que?
– Na minha nota.
– Não sei, acho que não.
– Ô louco, sor! Mas eu estou fazendo toda a lição!
– Mas continua bagunçando o mesmo tanto que antes, as vezes mais. Como posso saber se você realmente melhorou ou não está apenas copiando dos outros? Estou sempre chamando sua atenção!
– Ah ô louco, sor… olha aí, tenho tudo no caderno…
– Eu sei, eu estou vendo. Mas, como eu te falei, você está sempre bagunçando? Ô *apontando para o caderno* o que significa isso?
– Ahn…
– Eu expliquei não tem nem vinte minutos. Mas você estava conversando, jogando bolinha de papel em outra pessoa… e eu fiquei chamando sua atenção? Vai adiantar eu mandar você para diretoria? Já conversei com seus pais duas vezes e você só fica comportado por 1 aula, depois volta a ser bagunceiro! Então, será que dá mesmo para dizer que você melhorou? Será?
Ô Sor, você é muito rígido!
Ah cara, o leke melhorou, vai!
Ô Sor, você é muito rígido! (2)
Sabe, eu tava lendo que uma forma de educar seria exaltar o lado bom com elogios… acho que fazendo isso talvez a tendência fosse com q ele melhorasse…
Fato! A hiper-atividade do aluno não faz dele “pior”, apenas de um foco diferenciado. Sobre compreender o conteúdo, apesar da aversão ao modelo clássico de avaliação, acredito que uma conversa debatendo o assunto mostrar não apenas a “decoreba” mas o entendimento e a necessidade de apresentar um parcialidade e amadurecimento para defender-se.
Ô Sor, você é muito rígido! (3)