Blablaísmo

Blá blá de qualidade

Archives

[MCP3] Cuidados com a barba ou pelas barbas do profeta!

barba revoltada

De um ano para cá venho observando o boom sobre informações, blogs, canais e produtos para o cuidado com a barba. Há muito usar barba voltou a ser moda (pelo amor de sua divindade favorita, não confundam com o famigerado “estilo” lumbersexual.) e algumas pessoas começaram a não só deixar a barba crescer, mas também se interessaram em cuidar dela, ao invés de deixar o mato crescer livre, solto e revolto. Ainda temos a impressão ao ver um homem que sustenta uma barba in natura de um certo desleixo, preguiça ou sujeira, e em um ambiente corporativo esse tipo de aparência pode não ser consoante ao dress code da empresa.

Para cuidar desse matagal e dar um tapa no visual, (re)surgiram as barbearias. Muitas delas com apelo retrô servindo refrigerantes/cervejas/café como cortesia do corte e com regalias para cliente assíduos, além do recauchutada que as antigas barbearias tradicionais tiveram (em três quarteirões perto de minha casa contei 5).

Falando dos produtos, tenho acompanhado a criação e lançamento de várias marcas brasileiras. Sim, marcas brasileiras de artefatos para cuidados com as madeixas faciais. Uma reclamação constante da galera que já estava deixando a barba crescer há um tempo é que além de não existir esse mercado no Brasil, importar era muito caro e acabava utilizando produtos para cabelo como subterfúgio. Porém o pelo que cresce no rosto, não é igual ao que cresce (ou deveria crescer) na cabeça, assim como sua pele do rosto não é igual ao couro cabeludo. Então uma bela e frondosa barbicha demanda cuidados específicos para que não fique com aparência de uma pessoa que foi criada por lobos. Os produtos mais comuns encontrados são:

Shampoo para barba – Limpam e hidratam a barba e a pele. Dependendo do produto, evitam a caspa da barba ou diminuem a irritação. O uso recomendado varia de uma vez a cada dois dias ou duas vezes por dia. Depende do comprimento da barba, de pele e rotina do barbudo.

Balm para barba – Geralmente se usa como hidratante que alivia a pele quando a barba está curta e/ou começando a crescer. Também se pode usar como pós-barba.

Óleo para barba – Recomendado para barbas mais longas, hidrata e fortalece os fios e ajuda a eliminar as pontas duplas.

Cera de bigode – Modelador que dá aquela aparência de bigode da época vitoriana, perfeita para quem quer exibir aquele portentoso bigode adquirido após muito merecer (segundo a teoria do Wagner no comentário deste post).

Pente de madeira – O grande diferencial é justamente o material do qual ele é feito, cuja propriedade antiestática auxilia no pentear e deixa os fios domados (na medida do possível). Sem contar que, em sua maioria, são mais bonitos do que os de plástico.

Observando a escassez de artigos para manutenção da mata que cresce na face masculina, algumas marcas brasileiras surgiram. Figurando entre elas estão:

Barba Brava

Beard Brotherhood

Combarba

Don Alcides

O Lobo do mar

Poseidon Beard Care

Sobrebarba

E a cada dia vem surgindo uma nova marca brazuca para aumentar ainda mais a variedade, inclusive algumas barbearias são revendedoras dos produtos acima e de alguns outros importados.

Temos também alguns blogs que dão dicas de como cuidar da barba:

Blog da barba

Blog Barba Brava

Barbearia Club

Shop4men

E claro, alguns canais do youtube que te ajudam a dar um trato no visual e compartilham dicas de cuidados com a barba:

Barbistas Brasil

Barbalhada

E para finalizar, dê play no vídeo e seja feliz!

Até amanhã.