Blablaísmo

Blá blá de qualidade

Archives

Scooby Apocalypse

Olá, olha eu voltando das cinzas. E para falar de gibi novamente.

Recentemente comecei a ler Scooby Apocalypse, nova série de histórias lançadas pela DC e publicadas no Brasil pela Panini, com os personagens do Scooby-Doo. Acredito eu que todo mundo conhece ou já ouviu falar de Scooby-Doo.

Esse Scooby Apocalypse é uma releitura do desenho clássico, mas com uma pegada mais violenta e séria. Nos desenhos antigos, os monstros eram pessoas fantasiadas.

Bem, agora não. Agora os monstros são reais. Acontece um evento apocalíptico e boa parte da humanidade é transformada em monstros. Alguns lembram demônios, outros vampiros, alguns parecem múmias… enfim, é toda uma variedade de monstros, remetendo ao clássico já conhecido.

Mas o grande charme dessa releitura é a forma como os personagens foram apresentados. O básico ainda está presente, só que melhor desenvolvido. Vamos lá: Fred e Daphne eram os valentes, sendo o Fred com uma postura de liderança. Velma é o cérebro. Salsicha e Scooby-Doo são os alívios cômicos medrosos, mas com leve pitadas de coragem. Isso ainda está presente, mas leves mudanças: Daphne é mais líder e valente do que o Fred, Velma é inteligente, mas não consegue ter interações sociais e o Salsicha não é tão medroso assim, agindo mais como o coração da turma.

O Scooby-Doo se torna um personagem mais interessante. O desenho clássico simplesmente mostrava que ele era um cachorro que sabia falar e ponto final. Agora é explicado como ele consegue isso, além de explicar o comportamento de outros animais que apareciam no desenho, como o Scooby-Loo.

Outro detalhe que me chamou a atenção é a constante referência ao universo Hanna-Barbera e até mesmo ao universo da DC Comics. Um nome, um personagem ou até mesmo um símbolo aparece nos gibis.

Estou gostando muito dessa releitura, mas fica aqui um aviso: não é para todas as idades. Sério.

ps.: queria ter uma barba igual ao do Salsicha.