Blablaísmo

Blá blá de qualidade

Archives

Da vez que tive o desprazer de fazer uma assinatura da Panini

Em abril a Panini trouxe para o Brasil o Rebirth da DC. A ideia de terminar com a porcaria dos Novos 52 agradou muita gente, melhorou as vendas das revistas lá e fora e… bem, por que não acompanhar as publicações aqui, certo?

Eu poderia ter acompanhado antes, baixando os scans. Só que eu não gosto de ler quadrinhos no pc ou no celular. Já criamos formas boas de ler livros (kindle, por exemplo), mas para ler quadrinhos não temos nada que seja de fato bom. Então eu prefiro ler eles impresso mesmo. Não tem nada disso de “cheirinho de impresso” ou coisas do tipo. É mais pela praticidade mesmo.

No dia 4 de abril eu resolvi fazer uma assinatura da DC, através da Panini. Me pouparia algumas idas as bancas de jornais, e poderia ler as revistas na paz e tranquilidade da minha casa. Só que não foi isso que aconteceu.

Quando você faz uma assinatura da Panini, recebe um comunicado dizendo que para cada edição enviada a sua casa, um email chega dizendo a data de entrega. E que as edições não viriam todas ao mesmo tempo, mas sim conforme elas seriam lançadas. Até aí tudo bem, consigo entender a estratégia por trás disso. Abril foi passando e nada de chegar esses emails para mim. Acreditava que era pelo fato de que abril teve muitos feriados prolongados e toda a estruturação que a Panini estava fazendo para o grande lançamento do Rebirth.

Mas no dia 4 de maio, um mês após a assinatura, nada de chegar email. Liguei lá e fui informado que as revistas foram liberadas para entrega no dia 24 de abril, e que eu receberia as revistas até o dia 10 de maio. Também fui informado de que a distribuição em bancas e a de assinaturas são feitas de formas diferentes, por isso poderia acontecer de uma edição chegar antes nas bancas e depois na minha casa. Não chegou uma revista sequer (e nem email avisando da entrega). No mesmo dia eu resolvi abrir uma reclamação no Reclame Aqui. Dois dias depois, no dia 12 de maio, eles responderam minha reclamação. No mesmo dia eu recebi três emails, dizendo a data que eu receberia TRÊS revistas (Batman, Superman e Mulher-Maravilha).

O pacote que eu assinei é de 10 revistas. E eu receberia apenas 3. E eu receberia as três no dia 15 de maio. Sabe o que aconteceu? Isso mesmo, nada foi entregue no dia 15! No dia 16 eu fiz uma réplica no Reclame Aqui, dizendo que não tinha recebido nada. No mesmo dia, eu liguei na centra de assinantes e eles disseram entrariam em contato com o distribuidor e até sexta-feira eu receberia as revistas.

O que era para ser algo legal e prazeroso se tornou um tormento. Sério, eu paguei pela assinatura e tudo que eu queria era receber as revistas. Sem estresse. Sem passar nervoso. No dia 17 de maio eu abri uma reclamação no Procon Web (protocolo nº 93136) sobre esse problema na entrega da assinatura.

No dia 18 eu liguei novamente na central e assinantes e a atendente disse que abriria uma reclamação com o distribuidor e que pediria para me reenviar as revistas. E elas chegariam até o dia 24 de maio e eu receberia um email de confirmação disso no mesmo dia 18. Novamente, nenhum email, olhei até na caixa de spam.

Chega um momento que a paciência de fato acaba. No dia 19 de maio eu liguei lá e pedi para cancelar a assinatura. O atendente ficou uns 10 minutos tentando me convencer do contrário e depois mais 10 minutos até cancelar de fato a assinatura. Pedi o reembolso e fui informado que ele vou receber de volta meu dinheiro na próxima fatura do cartão.

Eu só queria receber as revistas em minha casa. Ao invés disso, só tive dor de cabeça. No mesmo dia que cancelei a assinatura, desci até a banca de jornal e comprei 4 das 10 revistas que eu receberia. Não cancelei minha reclamação no Procon e espero sinceramente receber meu dinheiro de volta, sem dores de cabeça.

Mas não recomendo fazer uma assinatura da Panini. Nenhuma assinatura. Quando assinamos um serviço, queremos ter paz, sossego e a praticidade desse tipo de serviço. Infelizmente, não é isso que a Panini me entregou. Pelo contrário, me fez olhar com mais carinho para os scans.