Blablaísmo

Blá blá de qualidade

Archives

[MCP4] Esperanto, miaj amikoj!

 

Saluton!

É assim que se cumprimenta em esperanto, essa língua que foi criada com o intuito de facilitar a comunicação dos povos nesse nosso planeta tão rico linguística e culturalmente.

O idioma artificial criado por Ludwik Lejzer Zamenhof em 1887 nunca teve o intuito de substituir todas as línguas, como dita o senso comum, mas sim que as comunidades linguísticas pudessem se comunicar sem perda de sentido devido ao pouco conhecimento da língua dominante. E falando em língua dominante, muitos esperantistas lutam também contra o imperialismo linguístico e defendem que você deve aprender uma língua porque gosta ou tem interesse nela e não para er melhores chances de emprego ou porque toda e qualquer vaga exige que se fale inglês. Porém é muito difícil vencer o lobby de certas línguas. A única esperança é que o grego, latim e o francês já perderam sua força como “língua franca” e não é impossível imaginar que um dia o inglês perca sua força.

Aprender o esperanto, além de exercitar a mente, faz você ter uma maior facilidade no aprendizado de outras línguas, o que é chamado de propriedade propedêutica. Para quem teve curiosidade de aprender, recomendo o site http://www.kurso.com.br/ onde você pode baixar o kurso e começar a estudar. A língua é bem simples e com dedicação diária, em seis meses já se fala satisfatoriamente e só há necessidade de ampliar o vocabulário. Outro site legal é a Liga brasileira de esperanto que tem vários artigos interessantes, inclusive sobre a criação do esperanto, para ir além do artigo na wikipédia, que diga-se de passagem, está muito bem dirigido.
Ĝis morgaŭ.