Blablaísmo

Blá blá de qualidade

Archives

[MCP4] Um sonho automotivo

picsart_12-01-04-36-41

Sabe aquela vontade de ter um carrão esportivo cujo valor é uma quantia obscena? Eu nunca tive.

Na verdade eu nunca tive vontade de ter um carro. Nunca foi muito forte na juventude e conforme fui crescendo e tomando consciência das coisas o desejo de desejar diminuiu ainda mais. Isso se deve a alguns fatores tais como: preço do automóvel, preço dos combustíveis, impostos para manter o veículo em dia, revisão, peças, estacionamento, trânsito e um bocados de outros contras que, na minha análise, bate de longe os prós.

Claro que há comodidade de se ter um veículo particular, principalmente quando se tem família, mas ainda prefiro o transporte público, que mesmo mal das pernas ainda atende muito bem. O que já seria um ponto negativo, caso eu morasse em alguma cidade do interior que não tivesse um sistema de transporte coletivo bem implementado.

Esses dias conversei com uma galera muito linda de um tal de Zamilingrado, o melhor grupo do facebook do melhor canal feito por um careca barbudo de óculos do youtube, sobre mobilidade urbana e pasmem, nem toda capital tem um sistema de transporte maravilhoso. E mesmo aqueles que possuem, (maravilhoso do meu ponto de vista caipira fluminense) como São Paulo, acham que é pouco. E realmente é. Um exemplo é o Rio de Janeiro, uma cidade com uma geografia peculiar e com uma malha metroviária/ferroviária ridícula. Temos aqui trens urbanos, metrô, barcas, VLT e ônibus. Nenhum desses sistemas é integrado. Tínhamos algo muito bom (só que ao contrário) chamado bilhete único, que ultimamente tem se sustentado através de liminares, que já era caro. Para solucionar o problema do trânsito caótico que assola a cidade o que o governador e o prefeito fazem? Claro que colocam mais ônibus nas ruas. O maravilhoso BRT já nasceu morto. Possivelmente a única vez que o ônibus biarticulado sai vazio é da garagem. Mas é como dizem, enquanto as decisões forem tomadas por pessoas que não andam de ônibus, a mobilidade urbana não melhorará.

Carro? só se eu ganhar em algum sorteio e é bem capaz de eu vendê-lo para ficar com o dinheiro ou comprar um de menor valor.

Até amanhã.