Valiant Hearts: uma aula de História
Não quero falar da parte jogo de Valiante Hearts, porque tem muitos sites especializados em jogos de videogame que conseguem fazer isso com mais propriedade do que eu. O que eu posso falar é que é um jogo com mecânicas simples, desafios razoáveis e que qualquer jogador casual consegue entender em cinco minutos como o jogo funciona.
O meu foco aqui é outro.
A história do jogo tem como palco a Primeira Guerra Mundial. Você acompanha Emile, um francês que é convocado para o exercito francês; Karl, alemão genro de Emile, que vive na França e é convocado para lutar ao lado dos alemães; Fredie, um americano que passa boa parte do seu tempo na guerra em meio a combates – mas ele possui um forte motivo para entrar no combate – e Anna, belga que tenta salvar soldados e pessoas usando suas habilidades médicas.
Em meio a tudo isso, várias fotos e textos explicando acontecimentos e curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial. E é um material muito rico, pois o jogo procura explicar o que é ou qual a utilidade de vários objetos. E as várias fotos mostradas passaram por um processo de restauração e colorização.
Como são poucos os materiais multimídias que mostram como foi a Primeira Guerra (em contraponto com a Segunda, que tem muito material), Valiant Hearts torna-se um excelente jogo para usar nos ambientes educacionais. Vi informações que não estão nos livros didáticos, os quebra-cabeças do jogos são instigantes e a arte procura mostrar o cenário de horror que foi esse conflito, mas sem fazer uso de imagens chocantes.
Agora, sempre que algum aluno ou aluna me pergunta sobre a Primeira Guerra, peço para procurar esse jogo. Aposto que eles vão se interessar mais do que seu simplesmente falando.