Michel contra o papel 2.0 #23 – Já foi futebol, hoje é melhor
O esporte bretão regularizado desde 1845, que encanta multidões e todo garoto sonha em ser jogador e jogar na França ou Nova Zelândia. Nova Zelândia?
Sim. Estou falando de rugby. A princípio foi uma das várias regras que o futebol tinha antes de se regulamentar sendo chamado de futebol rugby (jogado à moda de Rugby). Quando o pessoal do futebol association resolveu criar regras para o que eles chamavam de futebol (football) resolveram tirar o uso das mãos (com exceção do goleiro) do jogo, o pessoal que jogava futebol nas regras de Rugby (uma cidade inglesa) achou por bem criar um esporte à parte. Daí nasceu o rugby!
Apesar de muito se falar que é o esporte que mais cresce no Brasil, muita gente ainda acha que o rugby é um esporte que veio do futebol americano, ou que é futebol americano, que é um esporte violento, de maluco, de homossexual etc. Bem quanto a parte da homossexualidade, qual o esporte que não tem e mais ainda: qual o problema? Os nossos amigos que gostam de amigos não podem se divertir? Deixemos isso para outro texto quando a poeira Gabi – Malafaia abaixar. Esporte violento? Não, de contato físico intenso, pois um dos meios de disputa de bola consiste no tackle, que nada mais é do que derrubar o adversário no solo, ir ao solo junto com ele e o mesmo deve soltar a bola para que a disputa em um ruck (caso seja formado um) aconteça.
Agora muito se engana quem acha que é ou veio do futebol americano. Na verdade é o contrário! O rugby quando jogado nos estados unidos lá pelos idos anos 1867, o pessoal das universidades (sempre eles!) começaram a jogar a seu modo e acabaram criando regras diferentes baseadas no jogo original, porém muitos jogafores estavam morrendo durante os jogos e o presidente Theodore Roosevelt mandou parar a palhaçada e obrigou que usassem os aparatos que hoje todos conhecem. Mesmo assim as contusões mais incríveis, vem do FA. Outra curiosidade é a bola do FA que é baseada nas antigas bolas de rugby que tinham aquela costura por onde colocavam a bexiga inflada de animais ou posteriormente, câmaras de borracha.
Uma das coisas que eu acho mais legal no esporte, é que o rugby tem lugar para todos. Todos mesmo. Eu com meu corpinho esbelto e meus 120Kg, sou considerado atleta. Claro que não de alto nível, mas eu disputo o campeonato série B carioca com meu time Maxambomba rugby clube e vários outros times.
Quaisquer curiosidades que vocês possam ter em relação ao esporte, deixe nos comentários, que ficarei feliz em responder.
Até amanhã.