Blablaísmo

Blá blá de qualidade

Archives

“Um tablet”

Este ano pude, novamente, lecionar para alunos de 6º série (7º ano). A primeira vez foi em 2010 e confesso que achei que falhei em bastante coisas com eles, mas visto que era minha primeira vez com essa série, até que me perdoo.

Um dos fatores que me perdoo é que em 2010 eu só pude ter todo o material que eu precisava (livros didáticos e mapas) no 2º bimestre, então no começo eu tinha que correr atrás do material, tirar cópias, passar texto na lousa e, claro, aprender como funcionam os alunos dessa série e idade. Não é somente porque eu já tive a mesma idade e já passei pela sexta-série que eu saiba com ela funciona. É uma série bem peculiar, pois eles acabaram de sair da 5º série, estão percebendo que o ritmo é diferente e começam a entrar no mundo da adolescência. Não é fácil.

Bem, estava eu nesta sexta-feira explicando sobre a fronteira do Brasil com seus países vizinhos até que em certo momento começo a falar das trocas comerciais em cidades que ficam na faixa de fronteira. No livro de exercícios tem duas atividades que pedem para que os alunos façam uma leitura de gráficos mostrando como se dá o fluxo comercial.

Uma aluna não estava entendendo, então resolvi usar mais exemplos. Pedi para ela me falar algum produto que ela goste e, para minha surpresa, a resposta foi “um tablet”. Não esperava essa resposta, no máximo, talvez, um celular. Não um tablet, que é algo que está começando a ficar popular no Brasil. E também por ter saído da boca de uma garota de 6º série. Acho que se fosse no ensino médio, eu teria achado mais normal. Aproveitei e perguntei se todos da sala sabiam o que era um tablet e – surpresa novamente – todos sabiam.

Novos tempos, meu amigo, novos tempos…