Top 5,5 – Livros que li até hoje
Reinaugurando o nosso Top cincoemeio (leia-se: estou sem ideias para postar e vou listar qualquer coisa e falar meia dúzia de gracinhas para tentar te entreter) tratarei dos livros que já li e significaram algo para mim, ou apenas gostei.
—————————————————————————————————————————————————-
5 – Série A sétima torre – Garth Nix
Não vou mentir que comprei o primeiro livro por duas razões: A arte da capa e por ser um livro de Lucas Produções [George Lucas]. Se o cara colocou dinheiro nisso,é porque dá grana e era bom.
O interessante é ver o crescimento do personagem principal Tal (ele não é parente do Fulano de Tal) e o convívio dele com um grupo que não é tão amistoso com a comunidade dele.
—————————————————————————————————————————————————-
4 -Hamlet – William Shakespeare
Antes de ser obrigado a ler este livro,pela faculdade, eu tinha um preconceito enorme contra os clássicos, mas depois de ter sido bombardeado com o dom do teatrólogo britânico, abriram-se as portas da minha mente para este tipo de literatura e digo,preconceito não é uma coisa para ser levada à sério.
—————————————————————————————————————————————————-
3 – Meninos sem pátria – Luiz Puntel
O primeiro e único livro que me fez chorar, o primeiro que li em um dia. Um livro que uma professora de ciências nos obrigou a ler e expandiu meus horizontes e me fez devorar a coleção vagalume. Trata dos tempos da ditadura. Um belo trecho sobre uma vida dura.
—————————————————————————————————————————————————-
2 – A estrada da noite – Joe Hill
Acabei comprando o livro por impulso, na época achava-o muito caro, mas acabou valendo mais a pena do que eu poderia esperar. Inclusive eu sósoube que o autor era filho do Stephen King depois de ter lido o livro. O mais novo dele, O pacto, já está na minha estante aguardado eu folheá-lo.
—————————————————————————————————————————————————-
1 – A árvore generosa – Shel Silverstein
Foi um livro que leram para mim na infância, que eu li na infância e marcou minha vida para sempre. Uma história de amor, no mais puro sentido da palavra. Muito recomendado para a sua criança interior.
—————————————————————————————————————————————————-
5,5 – Johnatan Strange & Mr. Norrel – Susanna Clarke
O livro tem a proposta boa: Magia nos tempos da guerra dos 100 anos. Na inglaterra, para ser mais específico. Porém o livro a partir da entrada de Johnatan Strange se torna mais enfadonho do que se apresentava ateriormente. Muitos personagens, muitas descrições. Se a autora demorou 10 anos para escrever, demorarei o mesmo para lê-lo.
Estória até existe, consideram como um brasileirismo e não faz parte da norma culta, mas pode encaixar na coloquial.
Nunca li nenhum livro da sua lista. Aliás, to ruim pra ler livros, mas acho que vou pensar num top 5,5 tb nesse estilo.
Beijones.
Estória nem é verbete, só existe porque um escritor o qual não me lembro, quis numa época de estunidensismo imitar a diferença entre history e story.
Cara, eu sempre gostei de Hamlet. Já li o livro, já vi o filme com o Mel Gibson, me recusei a ver um remake modernoso que fizeram e tenho o album de heavy metal (só com bandas nacionais e de vários estilos).
Meninos sem Pátria eu nunca arrisquei a ler porque a capa não me chamava atenção, acredita. Mas eu era pequeno. Mas um dia eu vou ler.
Já li Hamlet. Gostei. Aliás, gosto do britânico em questão…
Quero “Meninos sem pátria” e “A árvore generosa”.
PS: adoro “micro” resenhas como essas. 😛
“preconceito não é uma coisa para ser levada à sério.” [2]
Já li Hamlet tbm e é muito bom! Espero poder ler os outros clássicos do Shakespeare.
E não li nenhum outro desses livros… :/
Gostei da ideia e vou fazer um TOP 5 no meu blog tbm!
😀
Recomendo A megera domada.
Se você viu a novela O cravo e a rosa, essa novela foi inspirada nesse clássico. Esse é o próximo livro/peça do bretão que irei ler.
Na época eu não sabia disso, até que dei uma folheada na obra ainda quando eu namorava e aí saquei que a novela foi inspirada no livro.
Aliás, essa novela era legal.