TOP 5,5 – Momentos do Rock
Minha pequena contribuição para o Dia Mundial do Rock. Se bem que rock é todo dia. Essa minha lista foi modificada várias vezes, e acho que consegui chegar num resultado mais próximo do ideal.
Só deixando claro que sãos os momentos que eu acho importante. Caso você tenha mais sugestões, deixe nos comentários.
1 – Beatles Rooftop Concert
A melhor banda de rock que já pisou neste planeta não podia terminar com um simples show em um clube ou estádio. Não faria sentido, não combinaria com o estilo da banda. Então, 30 de janeiro de 1969 é a data exata do último show dos Beatles, executado e filmado no telhado do prédio da Apple Studios. O show teve apenas 40 minutos e não teve todo o setlist tocado devido a intervenções da polícia.
Isso sim é acabar uma banda em grande estilo.
2 – Raul Seixas e Marcelo Nova gravam A Panela do Diabo
Marcelo Nova foi taxado, e ainda é, de oportunista neste álbum. Não vejo desse modo. O Nova foi responsável por trazer Raulzito de volta e fazer o que ele sempre fez de melhor: rock de qualidade.
Por causa dos exageros das drogas, Raulzito estava jogado. Seu tempo áureo já tinha ido, as mulheres já não gritavam mais. Marcelo Nova, mostrando uma amizade sincera, o tirou disso e o resultado é esse fantástico álbum, um final que Raulzito merecia. Gravado em 21 de agosto de 1989. Sempre me emociono quando escuto.
Recomendo ouvir Banquete de Lixo. É o modo como Raulzito viu o seu fim. Não é a toa que ele foi o gênio do rock nacional e é adorado até hoje.
3 – Woodstock
O festival de rock mais importante de toda a história da humanidade. Não preciso dizer mais nada.
Ah, preciso sim: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, The Who, Joe Cocker…
4 – O surgimento da guitarra eletrica
A guitarra como conhecemos hoje em dia foi concebida por Adolpf Rickenbacker e George Beauchamp nos idos de 1920. O primeiro modelo popular foi o ES-150 (Spanish Guitar 150) da fábrica Gibson, de 1936. Por 150 dolares o músico levava a guitarra, um amplificador e um jogo de cordas. O primeiro guitarrista reconhecido por mais de três pessoas foi Charlie Christian (1916-1942), jazzista atuante nos EUA.
Desde lá, entre distorções, técnicas mirabolantes e usos indevidos, o estrago foi cada vez maior.
5 – Os Mutantes e suas descontruções
Muitos dizem que na verdade o Sepultura é a banda brasileira de rock mais conhecida no exterior, mas nessa minhas buscas musicais, estou percebendo que Os Mutantes tem influenciado mais bandas do que eu imaginei.
Olha o que o jornalista Will Hodgkinson disse sobre Os Mutantes: a banda era formada por adolescentes brasileiros do LSD que desconstruíram os Beatles e reconstruíram novamente, de forma errada.
5,5 – O encontro dos Beatles com Bob Dylan
Essa foi sugerida por Rob Gordon e concordo com ele.
“Porque foi conversando com ele que os Beatles entenderam o valor de compor as proprias letras, e a partir dai, as letras deles ganham uma profundidade que não tinham antes, especialmente com o Lennon, e especialmente com You Got to Hide Your Love Away. Os Beatles eram fãs do Bob Dylan e vice-versa, mas o encontro alterou mais os Beatles”.
poxa, nesses anos todos de rock era mais plausível fazer um top 5500 heauheuaha, pois sempre deixamos algo bom de fora… mas ficou muito bom sim. Longa vida ao rock.
Pra mim Woodstock sempre foi o melhor amigo do Snoopy… :$
Olha, eu acho que faltou alguns álbuns e alguns shows em particular…o primeiro é The Who que fez brilhantes histórias com a ópera rock “Tommy”. O show é em relação a Pink Floyd com Pulse que também é sensacional…
Tem muita gente que gostaria de colocar nesse comentário, mas vou ficar com essas em epsecial como contribuição.
Cadê o Hendrix queimando a guitarra, quase que ritualmente??
E o rebolado do Elvis??
Cadê o David Bowie traveco como Ziggy Stardust??
Cadê o melhor álbum da humanidade, Dark Side of The Moon??
E vou lembrar de mais coisa, a lista não pára!!
Segundo o Jovem Nerd, o maior sucesso dos Mutantes é o tema dos X-Men =p