Dia da Toalha
25 de maio é o Dia da Toalha. É uma homenagem a Douglas Adams, escrito da série Guia do Mochileiro das Galáxias. Mas por que toalha? Como fiquei com certa preguiça de transcrever aqui o trecho do livro que fala sobre isso, recorri a Wikipédia (e verifiquei antes, para conferir a veracidade):
A ficção de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, descreve uma toalha (do tipo usado para se enxugar) como uma das coisas mais úteis para um Mochileiro das Galáxias. Pode ser usada para se proteger do frio, da chuva, ser amarrada na forma de venda nos olhos no caso de precisar evitar olhar para algo, como uma grande altura ou uma Terrível Besta de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); pode também ser usada para evitar contato com o chão durante a noite, caso queira ou precise dormir ao relento e pode ser usada para se secar após um banho se estiver seca e limpa o suficiente.
Como podem ver, o dia 25 de maio é uma homenagem ao autor, relacionada a data de falecimento do mesmo. A toalha foi escolhida como simbolo-mor devido a sua importância na série.
O problema reside é que pegaram essa data e transformaram no famigerado Dia do Orgulho Nerd. E isso, na minha humilde opinião, é um erro. Pois “ser nerd” virou moda. Tanto que agora qualquer pessoa pode ser taxada de nerd. Quer apostar? Hoje, qualquer pessoa que tenha um conhecimento um pouco além do básico em tecnologia já é taxada de nerd. Depois do sucesso da trilogia Senhor dos Anéis, qualquer um que goste de história medieval já é taxado de nerd.
Se eu dizer que gosto de futebol, isso não me faz esportista. Saber cozinhar não me transforma em chef. Diferenciar uma obra de Picasso e Van Gogh não me faz especialista em arte.
As pessoas precisam aprender que ser nerd não é uma moda e sim um estilo de vida. Um estilo que a mídia fez o favor de tornar confuso, pois ela precisava urgentemente catalogar o público-alvo de várias coisas que estavam sendo lançada. Hoje o legal é ser nerd. E amanhã, o que será? Qual será a moda que vai deixar o nerd de lado?
Prefiro considerar o 25 de maio como um dia em homenagem ao escritor Douglas Adams e sua série de livros sensacionais e divertidos do que considerar como sendo uma data de orgulho da moda do momento.
Ótimos apontamentos em seu texto, o parágrafo final exprime a opinião de muitos sobre essa palhaçada que é o “Dia do Orgulho Nerd”. Devemos homenagear Douglas Adams, isso sim.
concordo com vc .. são pessoas com estilo de vida diferente e com interesses voltado ao conhecimento .. acho que não só hj mas sempre deveria haver respeito .. por qualquer que seja o estilo de vida e opinião …
Eu queria ser nerd.. rsrs … ams meus interesses eram mais bobos .. como a maioria das crianças .. kkkkkkkkkkkkk
O problema não é nem ser taxar alguém de nerd, mas geral se auto-proclamar nerd. Geral que pensa ser nerd apenas por ter lido Harry Potter, Crepúsculo e jogar Guitar Hero. Nerd de verdade nunca precisou dizer que é.
A data foi meio coincidente, pois chamaram de nerd pride o dia da estréia de Guerra nas Estrelas (uma discriminação com os fãs de Jornada nas Estrelas). Mas continua sendo sim uma palhaçadinha.
(Se eu fosse mais radical, diria que só é nerd quem usou disquete 5 1/4″, duelava com lanternas como sabres de luz e assoprou cartucho de Atari. Mas o mundo seguiu adiante… =P)
Assino embaixo, Wá. Essa popularização é gratuita, negativa e totalmente descabida. Tive vergonha de assistir aquela matéria do fantástico. Muito feio, pra eles e pra gente.
Concordo em gênero, número e grau. Ser nerd, hoje em dia, é chique, mas o que é conhecido como “nerd” hoje está bem longe de “ser nerd”. Se você gosta de SW, você é nerd? Bom, pelas bilheterias do filme, uns 3/4 do mundo então são nerds. Não faz sentido.
Prefiro considerar o dia, também, como uma homenagem a Douglas Adams – que, assim como os nerds, virou moda nos últimos anos.
Concordo totalmente.
Tenho muitos amigos que apenas por ter algum contato com algo que seja do mundo nerd, ja são tachados como.
Nós, os verdadeiros nerds, temos que defender nosso clubinho. Não é pra qualquer um. Heheh.
Bom texto, cara. É bem ruim ver o nerdpride que eu tanto lutei para manter e espalhar nos últimos anos virar só mais uma tribo do fantástico. Medíocre isso tudo. E viva Douglas Adams e sua toalha!
Nerd eh rotulo, e isso ja complica muito!!
Pelo simples fato de adorar videogames desde os 8 anos de idade posso ser considerdo nerd?? Nao sei… Mas tenho q certeza que videogames eh cultura nerd!!
Acho mais interessante falar em cutura nerd, pois essa existe de verdade, mas a modinha d hj diz q qualquer um q saiba um pouco dela jah eh nerd. Isso ajuda a consolidar um nicho de mercado e fazer com q ser nerd bm seja coisa de gente descolada, o q nao eh bem assim, pois os ditos nerds foram julgados d escoria por anos.
Engraçado, esse foi o assunto da “mesa da panelinha” ontem na faculdade. Essa história de moda nerd e tal. Arrisco dizer que NERD, NERD mesmo não está na moda, até pq mta gente nem sabe o que é direito. O que tá na moda é ser geek. Se bobear, o que tá na moda é ser otaku, o que é muito mais irritante… Mas como disse um amigo meu, o mundo dos nerds agradece o aumento na quantidade de mulheres que passam a gostar de nerds.. hahahahaha
(e se eu tivesse saído de casa no dia 25 eu teria carregado minha toalha, mas não saí….)