Orkut x Facebook
Toda semana eu recebo um email dizendo que fulano de tal me convidou para fazer parte de alguma rede de relacionamento. Deleto sem dó nem piedade. De rede de relacionamento, já me basta o Orkut.
Porém, entretanto, todavia, conheci o famoso Facebook. Conheci logo após ter deletado meu antigo perfil no Orkut. Meses depois, voltei para o Orkut, mas continuei no Facebook. Por isso, resolvi fazer um post mostrando as principais diferenças entre os dois.
O orkut surgiu em 2004, criado por um cara de nome estranho chamado Orkut Büyükkokten (e egocêntrico também). No começo era assim: só entrava quem era convidado. Ou seja, você criava a sua rede de relacionamento, podia conhecer os amigos de seus amigos e assim por aí em diante. Também pode criar comunidades (algumas úteis outras completamente inúteis). No começo era bom… até o orkut abrir totalmente suas portas e ser completamente dominado por brasileiros. Alias, existe tanta coisa inútil no orkut que criaram um blog só para mostrar as tolices que acontecem lá!
Ok, não foi tão ruim assim. Mas começaram a surgir tantos perfis fakes, spams e floods que o Orkut encheu o saco. E de muita gente: tanto que surgiu o termo orkuticidio! Era quem apagava o perfil, perdendo todo e qualquer contato/scrap que possuia. Eu, que me orgulhava de ser parte da galera das antigas (que foi convidada em 2004) cometi orkuticidio também. Perdi algo em torno de 800 contatos, além de ótimas mensagens. Voltei recentemente. Mas tem poucas pessoas e dificilmente adiciono alguém. Só os que valem a pena manter contato! =D
O Facebook foi criado também em 2004, mas era restrito apenas para quem estava em faculdades ou universidades. O maluco que criou essa rede se chama Mark Zuckeberg. Em algum momento da história, que não sei quando, permitiu que qualquer pessoa entrasse. Ao contrário do orkut, não virou febre no Brasil. Provavelmente não vai acontecer isso, pois é um pouco complicado de entender sua dinâmica. Mas depois que você entende, percebe que a única graça do Facebook são os pequenos aplicativos que é possível criar. Existe vários aplicativos, desde para mandar abraços até os para jogar war.
Brasileiro é minoria no Facebook. Tanto que não existe uma versão em português. E, dependendo da sua conexão (e do seu pc), ele demora um pouco para carregar.
Na dúvida, tenha tanto o Orkut quanto o Facebook. Nunca se sabe, não é? E se por acaso você me achar no Facebook, pode adicionar. Lá não tem crise. =D
E antes que alguem venha encher o saco, saiba que essa analise é puramente superficial. Se quer detalhes mais técnicos, clique aqui e/ou aqui e seja feliz.
Eu tenho Facebox e nem aapreço por lá. Não entendo a dinâmica do site… XD
Eu sou outro que nunca me dei bem com o Facebook… na verdade, no iníico, nem com o Orkut tbm…. mas… fui me acostumando com ele!
O Facebook só uso por causa do jogo de poker…..
é o vicio né! 😛
Opa, eu fico só no orkut. E mesmo assim, não sei como ainda continuo lá hehehe!
abraço Wag!
Estou no Facebook desde 2006, quando ainda não havia aplicativos, pouquíssimos brasileiros e o site tinha uma cara de blog e um quê de Twitter. Acho o layout do Facebook melhor q o Orkut – leva tempo pra se acostumar ao FB, mas valia a pena – hj reclamo dos Aplications q lotam a pagina de muita gente, deixa a coisa lenta e nao serve pra muita coisa em termos de relacionamento social. O Orkut copiou descaradamente os Aplications, tanto q lá vc encontra os msm do FB… Mas o layout enxuto do Orkut nao combina com tantos programas. Talvez eles nao sabem mais o q inventar nessas redes socias mais antigas, então surge coisas novas como o Twitter.
Dizem q o Facebook tem um grande potencial para o futuro, semelhante ao Google. Veremos.
Eu possuo os dois também, além de outros como hi5 e myspace, mas só logo no orkut mesmo,difícil acessar os outros, muita rede social para poucos amigos,sabe?rs
Eu posso dizer que sou das ‘antigas'(05), ao contrário de você eu fui assassinado no orkut, mas assim como Jesus ressuscitei e hoje não vivo sem, é como escovar os dentes, se não logar me incomoda.
abraço
Bom… Tenho sida convidada a entrar no orkut desde 2004, mas nunca entrei, sempre o vi mais como uma ferramenta de fofoca do que de relacionamento. Porém, quando sai do país percebi que por lá o pessoal usava o face book e eu adorei! Porque o face book é muito mais global, entra gente que quer se relacionar com pessoas do mundo, e nao aquele pessoalzinho que entra no orkut pra verificar o último sábado a noite da primo da vizinha. Ah! Antes q me interpretem mal, estou generalizando, eu sei q tbm tem gente mto legal no orkut e gente tonta no face book… Mas esse pensamento mais global e open mind me atrai mais! Valeu!