Blogueiro
Depois que postei sobre essa idéia estadunidense de um sindicato dos blogueiros (vide post abaixo) e o quão ridículo seria isso, aqui em terras tupiniquim, fiquei com uma pulga atrás da orelha.
O que é um blogueiro? O que é um blog eu sei, mas qual seria a definição de “blogueiro”. O simples fato de se ter um blog me torna blogueiro? Uma analogia, não sei se correta, é a seguinte: o fato de possuir uma carteira de habilitação me torna motorista? Há pessoas que são habilitadas mas não dirigem. Elas também são motoristas?
A adolescente que cria um blog para ser um diário virtual, o jornalista que faz do blog uma ferramenta para escrever sem influências da mídia tradicional, o estudante de marketing que comenta sobre as novas tendências da publicidade/marketing, o rapaz que traz as últimas noticias sobre o seu time do coração, a senhora que publica seus poemas em um blog, entre outros tipos de blogueiros. Todos eles são blogueiros? Se eu responder que todos são, existe alguem que seja mais blogueiro ou menos blogueiro?
Seria eu tão blogueiro quanto o Carlos Cardoso, por exemplo. Ou cada um cria sua própria concepção? Se for assim, na minha concepção, uma pessoa que cria um blog e oferecer links para pirataria não é um blogueiro.
Em que ponto você sai do “eu tenho um blog” e entra no “eu sou um blogueiro“? É determinado a partir do pageviews, links, influência do seu blog?
Vejam que em nenhum momento eu tentei definir o que é um blogueiro. Nem sei se eu posso me considerar um blogueiro. Justamente por não saber definir. Não havia pensado nisso ainda. Agora sei que vou carregar essa dúvida por um bom tempo.
Espero a opiniões de vocês.
Excelente reflexão! Estive mesmo pensando em escrever sobre blogs, mas com uma outra vertente, parecida com essa.
Mas continuo sem uma boa definição para o que seja um “blogueiro”. Tem muitos blogs por aí que recebem uma ou duas visitas por mês e tem muitos que só atualizam de vez em quando, sem grandes compromissos. A lógica diz: “postou num blog? É blogueiro!”
Eu estendo o termo “blogueiro” a quem comenta, também. São tão ou até mais importantes que os posts em determinados casos.
abs e muito bom esse blog, sr. blogueiro…rsss
Ah, ser blogueiro eh ser um filósofo, seja seu blog pessoal ou de conteúdo específico. Ter diário online é o maior propósito, já que blog é abreviação de web log, não eh mesmo? Mas as coisas mudaram e tem muitos blogs-revistas, blogs-noticias, blog-ajudas… Eu me considero blogueira sim.
Mas querer definir se uma pessoa eh blogueira ou não, tendo um blog, é querer por rótulos desnecessários, vira até um preconceito.
Beijos!
É dificil mesmo de responder…
Acho que Blogueiro é quem veste a camisa dos blogs mesmo, pode ser até o cara que tenha um blog pessoal, mas que respeita os blogs, apoia à causa (faloooo sindicalista agora)… =)
pois é, tem tudo isso q vc disse. primeiro, o “o que é ser blogueiro”. Depois, a boa, velha e dificil questão: quero ver alguém regulamentar e controlar uma coisa que só existe na internet (q é um oba-oba tremendo…)
Perguntas capiciosas. haha
Lendo as tuas palavras, fiquei a pensar (e muito) sobre a definição de blogueiro. E, tanto tempo viajando (no bom sentido) nesse site, fez-me ver quanta saudade eu senti daqui.
Penso que blogueiro é justamente aquela pessoa que tem um blog que mexe com as outras pessoas. Influencia. Nesse caso, você seria um blogueiro nato.
Olha Wag, fiquei super surpresa com o comentário da Carol no meu blog. Até bateu curiosidade de saber que trechinho ela pôs no cartão do namorado…
Perguntas difíceis. Nunca tinha parado para pensar e agora, pensando, não cheguei a conclusão alguma. Se formar uma, me avise 🙂
beijos
Eu tenho um blog mas não sei se posso ser chamada de blogueira. Seria preciso uma boa definição antes.
Por enquanto prefiro apenas afirmar que eu tenho um blog. =D
Meuuuuuuu, vc criou uma crise de identidade em mim! Como assim, agora eu não sei se sou ou não uma blogueira! ahahahahahah
Tô brincando. Mas é uma coisa de se pensar mesmo.
Bjo
Cara, essa é uma questão a ser levantada mesmo. Como diferenciar quem tem um blog de um blogueiro? As vezes eu imagino a figura de um blogueiro (fisicamente): cara de nerd, gordinho, desses que ficam no PC o dia todo caçando coisas pra postar em seu blog, usam roupas bregas e sao esquisitos. Bom, no q diz respeito a ser gordinho e ter cara de nerd, nao me encaixo nesse perfil… Tampouco uso roupas bregas (pelo menos eu acho…). Agora, de uns tempos pra ca, tenho ficado o dia todo no PC… Vida de recem formado atras de emprego é foda!
U.ú
(crise existencial agora). :DD
eu apoio o Art lá em cima. Blogueiro é o que apoia à causa. O que lê, dá opiniões, poetisa, dá-recebe afeto, discute, faz pensar, dá libertade de expor idéias e de receber idéias.
Enfim.
Prá ser blogueiro tem q participar da Blogsphere, ter um blog pra se expressar, sentir na pele o q é esse mundo virtual, saber comentar mostrando conteúdo, saber se relacionar com outro(a)s blogueiro(a)s tbm é fundamental, acho q se um cara q tem blog tá isolado desse mundo ele não é blogueiro.
Acho q esses “diários virtuais” podem ser blogs, sim, se tiverem alguma experiência interessante q valha a pena ser mostrada às outras pessoas; tbm creio q no fundo td blog é uma espécie de diário (não literalmente), pois com ctz nossa vida pessoal fica implícita nos posts.
Considero besteira falar em q é mais ou menos blogueiro, tá certo q há alguns mais famosos q outros (q pouco participam) na BlogSphere, mas são tds blogueiros.
E há diferenças entre ter um blog e ser blogueiro, isso muitos já perceberam.
Ótimo post Wagner, muito interessante discutir essa questão blogueira !! Q mais blogueiros se manifestem !!
“Nem sei se eu posso me considerar um blogueiro. Justamente por não saber definir.”
Ora, Wagner, você sabe que é um ser humano, certo? E você sabe definir, o que é um ser humano?
Acho que o mesmo cai pra essa questão do ser ou não blogueiro! =P
Sinceramente, eu te considero um blogueiro, considero todo mundo que tem um blog .. um blogueiro … não acho que seja o número de visitas que o cara tem em seu blog que o faz um blogueiro … e sim a sua dinâmica com o blog, a sua capacidade de se relacionar com outros blogueiros, o carionho e o respeito que você tem que ter ao ler todos os comentários e responder, contribuir as visitas …
considero todos os tipos de blog … mesmo for um blog pessoal (considero o meu blog assim), mesmo tendo um caráter egocêntrico, mesmo vc fazendo propagandas, colocando as suas opiniões, auto ajuda … de qualquer tipo, eu respeito …
Boas questões para se pensar. Talvez o termo blogueiro possa permitir uma dissociação entre “ser” blogueiro e “estar” blogueiro.
Em outras palavras, todos os dias centenas de blogs são criados e outros tantos são abandonados. Muita gente cria no embalo, cuida durante um tempo e depois não dá prosseguimento. Esses “estão” blogueiros durante o período.
Para outros, no entanto, o blog se transforma num meio de vida, seja para sustento financeiro ou não, mas se torna como parte essencial da própria existência, suas atitudes no cotidiano de alguma forma se remetem ao blog. Esses “são” blogueiros.
Como disse no princípio, boas questões, carecem de mais debate e reflexões.
abraços